domingo, 6 de abril de 2014

Crítica sem Spoilers - Capitão América: O Soldado Invernal


Bom, gente, na próxima quinta-feira estreia Capitão América: O Soldado Invernal no Brasil. As bilheterias já estão lá em cima; e as críticas, bem positivas. Eu tive a oportunidade de ver o filme um pouco antes e trago aqui uma crítica SEM SPOILERS. Quem quiser dar uma conferida antes de assistir é só continuar:


Como a maioria deve saber, o principal antagonista do longa, o Soldado Invernal, foi um personagem criado por Ed. Brubaker no seu primeiro arco em Capitain America, que teve numeração zerada na época. Não falo quem ele é de verdade, pois pode haver gente que não tem o conhecimento da trama.
O fato é que essa criação foi o maior sucesso, e está agora sendo adaptada para o cinema. Claro, em um contexto diferente, mas tando uma origem muito parecida com a revista.



O filme possui uma temática de espionagem, que funciona muito bem em histórias do Capitão América juntamente com a SHILED. O lado ruim é que esse contexto não é muito carismático e possui uma trama complexa; mas, como há excelentes cenas de ação (inclusive uma ótima com o Batroc), o público geral irá se divertir bastante.

Quanto aos personagens novos, além do Soldado Invernal e do Batroc, tivemos o Falcão, que teve um bom destaque, sendo um personagem importante nos acontecimentos da trama e tendo uma relação de amizade bem cômica com o Steve. A Sharon Carter também teve seu espaço; como uma Agente da SHIELD, ela teve pequenas participações.

Já a Viúva Negra teve um grande desenvolvimento durante a trama, mostrando mais o seu lado humano e fragilidades. O Nick Fury é melhor deixar de lado, mas espere um grande destaque para ele.
E o protagonista, Steve, teve vários momentos lembrando o seu passado; momentos importantes da sua vida antes e depois de ser o Capitão América. Além ser o mais afetado pela aparição do Soldado Invernal.



E quem está acompanhando a série Agentes da SHIELD vai ter algumas surpresas. Há também um easter egg (pelo menos um que percebi) de um filme da fase 3 da Marvel Studios.

Por fim, é importante lembrar que há duas cenas pós-créditos. A primeira é bastante reveladora, importante para um futuro filme; a segunda, deixo para quem for assistir.

É isso aí. O segundo filme do bandeiroso ficou sensacional. Uma ótima adaptação do personagem do Brubaker (ah, ele também aparece no filme. Que orgulho, hein?), e uma excelente continuação dos filmes da Marvel Studios. Não vai deixar de conferir na quinta-feira, hein?

Nota: 9

Um comentário:

  1. Nossa! Então o filme vai ser bem legal! Eu acompanho Agents of SHIELD e tô ligadão nos acontecimentos. É, eu vi uma foto da aparição do Brubaker. Quando eu ver Cap. 2, escrevo minha crítica. Pra quem não se ligou, a crítica acima foi escrita pelo André Marques, do "falecido" "Amazing Spider-blog", e agora do Aracnofã.

    ResponderExcluir